O trabalho se inicia com os conceitos básicos e as construções de retas. ângulos e circunferências, como fundamentos para as posteriores proposições.
Segue com as construções de triângulos, quadriláteros e polígonos, abrangendo dezenas de problemas propostos e detalhadamente resolvidos.
Prossegue com concordâncias de retas, circunferêmcias e cônicas.
Estuda as transformações geométricas, não apenas as mais simples, mas também as de maior complexidade.
Acrescenta as espirais, as ovais e as curvas cíclicas, completando o escopo deste volume, que conta com 500 problemas de complexidades crescentes.
Seu propósito, além de acompanhar com problemas todo o desenvolvimento conceitual, busca servir como apoio àqueles que se interessem didaticamente pela matéria.
A Geometria Descritiva trabalha com dois planos perpendiculares, um vertical e outro horizontal, onde são projetadas as figuras em estudo.
Esses dois planos formam quatro diedros, numerados de 1 a 4, em sequência.
Tais diedros são divididos em partes iguais por dois planos chamados Bissetores, um ímpar (diedros 1 e 3) e o outro Bissetor Par (diedros 2 e 4).
Este livro, que estuda o Bissetor Par, é o primeiro, dedicado especialmente a essa matéria.
O livro passa por todos os compartimentos da Geometria Descritiva, servindo como completa revisão de toda a teoria, sob a forma de problemas propostos, resolvidos e comentados.
Pretende servir de apoio aos estudantes, funcionando também como guia para os professores da matéria.
Conceitua a matéria, com seu sistema biprojetivo, apresentando o ponto, suas coordenadas, os diedros e os planos bissetores.
Segue classificando as retas, estudando seus traços, assim como as retas concorrentes, as paralelas e as reversas.
Classifica os planos, tratando de seus traços e de suas interseções com os bissetores.
Detalha as retas de máximo declive e de máxima inclinação.
Estuda o paralelismo e a ortogonalidade de retas e planos, bem como as retas reversas.
Dedica capítulos especiais a cada um dos três métodos descritivos e aos problemas métricos de ângulos e distâncias.
Trata da construção e da visibilidade dos poliedros e da obtenção das seções planas.
Analisa a construcão dos cilindros, dos cones, de seus troncos, da esfera e de suas partes.
Esta segunda edição do livro Geometria Plana, lançado inicialmente em 2018 e agora, em 2020, publicado, resulta de detalhada revisão e da inclusão de um capítulo com 100 problemas propostos e resolvidos.
É uma exposição clássica da Geometria Euclidiana, dedicada às figuras bidimensionais, com definições objetivas e o encadeamento lógico que a matéria exige, com demonstrações detalhadas, apresentadas ordenadamente.
Inicia com a apresentação dos Axiomas e Postulados que sustentam toda a teoria e, sequencialmente, estuda o ponto, a reta, os ângulos, os triângulos, os polígonos, o círculo e as relações métricas em todos esses elementos.
Trata, também, das áreas das figuras planas e faz uma primeira leitura das curvas cônicas, que são mais profundamente estudas em outra obra do autor a isso dedicada.
Por fim, são apresentados 100 problemas, que versam sobre toda a teoria desenvolvida e que são individualmente resolvidos.
Este segundo trabalho sobre a Geometria, tal como o primeiro - Geometria Plana - é organizado em moldes clássicos, com proposições sequenciais, sempre com detalhadas demonstrações apoiadas na lógica, nos princípios e em conclusões anteriores.
São, agora, temas tridimensionais, com foco em questões de posição, comparação e metrificação.
Inicia com as posições relativas entre as retas, os planos e entre eles, cuidando do paralelismo, da reversibilidade, da perpendicularidade e da ortogonalidade.
Prossegue com o estudo dos diedros, dos triedros, dos ângulos poliédricos e dos poliedros, dando especial destaque aos cinco poliedros convexos regulares.
Detalha os prismas, as pirâmides e os troncos dos dois, com teoremas e cálculo de suas áreas e volumes.
Estuda os corpos redondos - os cilindros, os cones, as esferas e suas partes, instituindo áreas e volumes e para todos esses sólidos.
Visita às Cônicas, curvas planas especialíssimas, provenientes de seções planas em cones circulares retos, em estudo dedutivo e lógico.
Inicia com os conceitos básicos de convexidade, tangentes e normais, diâmetros conjugados, cordas suplementares e curvas ortogonais.
Segue detalhando a elipse, seus elementos, excentricidade e as principais relações métricas com a construção de tangentes e a determinação precisa dos pontos de corte por uma sacante qualquer.
Prossegue, tanto para a hipérbole, quanto para a parábola, com idêntica apresentação dos elementos essenciais e das relações métricas correspondentes.
Trata a elipse como projeções ortogonal e oblíqua do círculo, assim como sua transformada afim.
Estuda as hipérboles equiláteras, as conjugadas e as assíntotas da curva.
Detalha as construções de todas as três cônicas a partir dos eixos, das diretrizes, de seus diâmetros conjugados e de suas tangentes.
Analisa a parábola como limite da elipse e da hipérbole e relaciona as variações das excentricidades das três curvas.
Propõe e demonstra os teoremas de La Hire, de Poncelet, de Monge e de Dandelin.